Candidatura de Anadia a membro do Comité Executivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras

O Município de Anadia candidatou-se a membro do Comité Executivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras, no período 2026-2030. A candidatura foi defendida, esta manhã, por Jorge Sampaio, presidente da Câmara Municipal de Anadia, no XVIII Congresso Internacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras, que começou ontem e termina amanhã, em Granollers (Espanha).

Discurso do presidente da Câmara Municipal de Anadia:

Exmos. Senhores,

Caros amigos, companheiros e construtores de cidades educadoras,

Há cidades que administram território.

Há cidades que prestam serviços e respondem a necessidades.

E há cidades que escolhem educar.

Anadia escolheu educar.

Escolheu acreditar que a educação não começa nem termina na escola; vive nas ruas, na cultura, na ação social, no desporto, nas associações, na juventude, nas famílias e nas relações que construímos enquanto comunidade.

É com este entendimento — profundamente humano e transformador — que o Município de Anadia apresenta, com sentido de responsabilidade e profunda convicção, a sua candidatura ao Comité Executivo da Associação Internacional de Cidades Educadoras.

Vivemos um tempo inquietante. Um tempo em que o progresso tecnológico nem sempre é acompanhado por maior humanidade; em que demasiadas vezes assistimos à fragmentação social, à indiferença e à erosão da sensatez e da empatia.

Num mundo tantas vezes desfigurado por estas realidades — consequência das escolhas humanas — acreditamos que as cidades devem assumir-se, hoje mais do que nunca, como espaços de resistência humanista, de reconstrução da confiança e de renovação da esperança comum.

É precisamente nas cidades que reside uma das maiores oportunidades para edificar o novo paradigma civilizacional de que o nosso tempo necessita —

um paradigma que encontre na defesa da dignidade humana o seu princípio fundador,

na solidariedade a sua força mobilizadora, na participação o seu método,

na educação como bem comum a sua mais duradoura esperança,

e na sustentabilidade ambiental uma expressão de responsabilidade para com as gerações presentes e futuras.

Em Anadia temos procurado concretizar esta visão através da educação ao longo da vida, do diálogo entre gerações, da valorização da cultura, da promoção da participação comunitária e da construção de respostas que aproximem as pessoas, qualifiquem o território e incentivem práticas mais sustentáveis.

Mas sabemos que o futuro — no plano pessoal, comunitário e institucional — não se constrói em isolamento. Constrói-se em rede, em diálogo e em cooperação.

É por isso que acreditamos profundamente nesta rede. E é nesse espírito que apresentamos esta candidatura — não como um exercício de representação, mas como um compromisso ativo de trabalho, partilha e construção coletiva.

Queremos contribuir para:

• Aprofundar uma visão humanista das cidades educadoras;

• Valorizar o papel das cidades de pequena e média dimensão enquanto espaços de proximidade, criatividade e inovação;

• Reforçar o diálogo intergeracional;

• Aproximar cada vez mais esta rede das pessoas e das comunidades que lhe dão sentido;

• Promover a sustentabilidade ambiental e estilos de vida mais responsáveis, incentivando soluções de mobilidade sustentável e hábitos quotidianos que contribuam para cidades mais saudáveis, humanas e resilientes, de que a utilização da bicicleta constitui um exemplo particularmente relevante.

Porque acreditamos que o verdadeiro desenvolvimento não se mede apenas por indicadores económicos ou avanços tecnológicos. Mede-se também pela forma como cuidamos das pessoas, do território e das gerações futuras; pela capacidade de defender a dignidade humana, fortalecer os vínculos de solidariedade e contribuir para o incremento do próprio estado civilizacional, colocando a pessoa humana, a convivência, a responsabilidade ambiental e o bem comum no centro da vida em sociedade.

Caros amigos e companheiros,

Anadia apresenta a sua candidatura ao Comité Executivo da Associação Internacional de Cidades Educadoras com humildade, mas com convicção. Não para ocupar um lugar, mas para assumir uma missão: ajudar a afirmar as cidades educadoras como espaços de humanidade, cidadania, sustentabilidade e futuro.

Não nos julgamos superiores a qualquer outra cidade aqui representada, e que afetuosamente aproveitamos para cumprimentar.

Queremos, simplesmente, dar o nosso melhor — colocar a nossa experiência, a nossa visão e a nossa vontade de colaborar ao serviço desta rede, da missão que partilhamos e dos valores que nos unem.

E, mais do que concluir este discurso, queremos abrir um caminho.

Por isso, deixamos um convite fraterno: visitem Anadia.

Conheçam uma cidade que escolheu educar, uma comunidade que acredita na dignidade humana e um território onde procuramos fazer da proximidade, da participação, da sustentabilidade e da esperança uma forma de construir futuro.

Em Anadia, encontrarão sempre portas abertas, vontade de partilhar e um compromisso sincero com os valores que aqui nos unem.

Muito obrigado.