Município de Anadia assinala Dia Internacional do Brincar

O Município de Anadia associou-se, no passado dia 11 de junho, às comemorações do Dia Internacional do Brincar, promovendo a iniciativa “Hora do Brincar”, que envolveu alunos dos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada do concelho.

A ação integrou o desafio lançado pela Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), através do Grupo de Trabalho “Brincar na Cidade Educadora”, dirigido aos municípios membros da rede, incentivando o reforço da articulação entre autarquias, estabelecimentos de educação e ensino e demais entidades da comunidade, na promoção de tempos e espaços dedicados ao brincar.

Enquanto princípio estruturante da Cidade Educadora, o brincar é reconhecido como um direito fundamental da criança e uma dimensão essencial do seu desenvolvimento integral. Para além do seu valor lúdico, constitui um instrumento privilegiado de aprendizagem, criatividade, socialização, bem-estar e construção da cidadania, promovendo experiências significativas em diferentes contextos educativos.

Neste enquadramento, a iniciativa procurou proporcionar oportunidades diversificadas de participação em atividades lúdicas, adequadas às diferentes idades e contextos escolares, valorizando o brincar como elemento central do desenvolvimento humano e da qualidade das práticas educativas.

Este ano a iniciativa envolveu cerca de 2680 intervenientes, pois, assumiu ainda uma dimensão intergeracional, promovendo o encontro entre crianças e seniores num momento de partilha de experiências, memórias e saberes.